14 dezembro 22
Serviços

Bebiana Rocha

One Alliance faz o ‘match’ entre o têxtil e o automóvel

Promover a criação de parcerias entre empresas têxteis e o ramo da mobilidade para aumentar a presença do sector como componente alternativo e sustentável, é o foco da One Alliance, que Américo Marques (ao centro), co-fundador do projeto, considera potenciador de parcerias com forte racional de negócio. Entre outras, a Riopele é uma das empresas já envolvidas em projetos que fazem o ‘match’ entre os dois sectores.

Mais do que uma empresa de consultoria e prestação de serviços, a One Alliance serve como ponto de conexão entre multinacionais e empresas têxteis portuguesas. “Ao fim de 20 anos no exigente ramo automotive, muito tempo em viagem e uma vida corporativa corrida, decidi em 2019 criar um conceito diferenciador. Na One Alliance conhecemos os clientes, as suas necessidades e ligamos as várias empresas”, refere Américo Marques em entrevista ao T Jornal.

“Há dois anos começámos o projeto ‘Textile E-Motion” com a Riopele, tem corrido muito bem. Permitiu que trouxéssemos uma empresa que era exclusiva da moda para um sector diferente através de um produto patenteado Tenowa. “Neste momento, a Riopele está a ser falada nos grandes construtores mundiais”, diz Américo Marques.

Neste projeto em particular, a One Alliance é responsável pelo Business Devlopment, indicar os produtos, fornecedores, processos, como apresentar a proposta e explorá-la. “Acompanhámos o negócio de A a Z. Ao contrário do consultor, nós somos parte da equipa, pensamos com a empresa, como é que ela pode aumentar margem e rentabilizar os recursos”, completa. Filipe Pinheiro e Rui Oliveira são os outros dois co-fundadores da One Alliance.

Outro exemplo disso, é o trabalho que têm desenvolvido com a experiente Matias & Araújo, dedicada à colchoaria e a moda: “porque não apresentar os seus produtos em outros sectores como da decoração? Têm é de ser produtos que tragam “valor acrescentado,” finaliza Américo Marques. A One Alliance procura introduzir parceiros com valor e produtos diferenciadores para potenciar em diferentes mercados.

Partilhar