25 maio 21
Sustentabilidade

T

OSDM aposta tudo na sustentabilidade

A empresa têxtil e de vestuário OSDM – O Segredo do Mar tem em execução uma estratégia de aposta global na sustentabilidade, que se consubstancia, por um lado, na recente adesão à Organic Cotton Accelerator (OCA) e, por outro, na investigação ‘in house’ de vários projetos na área do desenvolvimento de produto.

José Cardoso, administrador da empresa, disse ao T Jornal que “a entrada na OCA é fundamental” para obter algodão orgânico “rastreável e de origem conhecida”, numa fase em que se colocam sérias dúvidas sobre a proveniência de uma matéria-prima tão apreciável quando difícil de encontrar. “Falsificação de certificados na Índia, trabalhos forçados na China, um aumento exponencial de preços nos últimos 14 meses e grandes dificuldades na distribuição por causa da pandemia”, são a atual imagem do setor.

A entrada na OCA resolve de uma assentada todas questões. A organização é composta de um lado por agricultores principalmente indianos e do outro por empresas e fundações que asseguram o financiamento da produção de algodão orgânico. É uma espécie de compra de futuros sobre algodão (sem a parte da especulação), que por um lado assegura a produção pelo seu financiamento (sem passar pelo sistema financeiro tradicional) e por outro mantém níveis socialmente sustentáveis de rendimento para os agricultores.

“No final da produção, o algodão é vendido a preço de mercado, com uma conta aritmética simples: a subtração do financiamento, sem juros, taxas ou quaisquer outros encargos”, revela José Cardoso – que adianta que a OSDM foi aceite na OCA há cerca de dois meses, depois de um trabalho de aproximação de mais de um ano.

Dentro ‘de casa’, a empresa tem em execução vários projetos de desenvolvimento de produto, tanto em termos de matérias-primas sustentáveis – algodões reciclados e regenerados – como da sua utilização, nomeadamente nas áreas do desporto e dos têxteis que precisão de uma robustez acrescida. “Apesar de termos investigação dentro de casa, recorremos diversas vezes ao CITEVE para ultrapassar dúvidas. A sua disponibilidade é total”, refere.

Cerca de 90% da produção de 2020 da OSDM foi assegurada com o recurso a produtos sustentáveis, percentagem que este ano já vai a caminho dos 95%.

Partilhar