T
A obra que a artista Beatriz Costa realizou ao vivo e a muitas cores na edição 60+1 do MODTISSIMO está a leilão nos próximos dias 27 fevereiro a 3 de março no Facebook do certame – com uma parte do apurado, 50%, a reverter para a Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso (ASAS), que presta apoio nas áreas da ‘Infância e Juventude’ e ‘Família e Comunidade’. A forma de licitação será por mensagem (com a devida identificação) na própria página do Facebook.
O desafio proposto pelo MODTISSIMO a Beatriz Costa consistiu na realização de uma obra de arte que recorreu – à exceção de uns pequenos pormenores de pintura – à colagem de diversos desperdícios têxteis disponibilizados por algumas das empresas que estiveram presentes no certame enquanto expositores.
A A. Sampaio, Adifafe, Fashion Details, LMA, Marjomotex, Solinhas, Trimalhas e Top Tuxedo foram as empresas que se prestaram a contribuir para a obra de arte que Beatriz Costa concluiu no final dos dois dias da feira. Engenheira Civil de formação, a artista, que tem na pintura a óleo a sua ‘escrita’ preferida, concluiu especialização em Pintura e Escultura na Escola de Belas Artes do Porto e expõe os seus trabalhos em espaço próprio, a Galeria BC, onde também organiza aulas de pintura.
“Foi um desafio que não podia recusar”, disse Beatriz Costa. Das suas mãos surgiu uma curiosa cabeça de mulher em grande plano, marcada por uma profusão pictórica patrocinada pelas dezenas de pequenos pedaços de material têxtil que foi sendo colado na tela. O resultado é uma mancha de cor em fundo figurativo sobre uma tela de proporções generosas. À artista se destinam os restantes 50% do resultado do leilão.