26 março 24
Empresas

Bebiana Rocha

Elas na ITV: Mónica Afonso da contabilidade aos têxteis

Mónica Afonso é formada em gestão e trabalhou em contabilidade, mas pelo caminho surgiram imprevistos que a alinharam para a direção da Marjomotex, empresa familiar que é hoje uma verdadeira academia onde as mulheres se impõem. A general manager dirige uma equipa de mais de 40 funcionários, em que 95% são mulheres.

 

Como descreveria o papel da mulher na ITV? 

O papel da mulher na indústria têxtil e de vestuário portuguesa é multifacetado e crucial para o funcionamento e o sucesso do sector, abrangendo áreas como produção, empreendedorismo, design, gestão e inovação.

 

Que vantagens há em ser mulher na ITV?

Em Portugal esta sempre foi uma indústria maioritariamente feminina. Encontrávamos mulheres nas linhas de produção mas atualmente esta presença estende-se já a todas as outras áreas. A presença de mulheres em cargos de liderança e empreendedorismo na indústria têxtil pode inspirar outras mulheres a seguirem carreiras neste sector, promovendo a representatividade e o empoderamento feminino.

 

Que mulheres a inspiram na ITV? 

A Isabel Furtado da TMG Automotive.

 

Alguma recomendação para jovens mulheres que estejam a entrar no mercado de trabalho? 

A indústria têxtil está sempre a evoluir, com novas tecnologias, regulamentações e tendências de mercado que surgem constantemente. Estejam abertas a aprender e a adaptarem-se às mudanças, mantenham-se atualizadas sobre as últimas novidades do sector. Procurem mentores, tanto homens quanto mulheres, que possam orientar-vos e oferecer conselhos sobre o crescimento na indústria.

Partilhar