21 junho 2022
Biotêxteis

T

Novo produto leva o têxtil ao coração dos humanos

O prémio Techtextil na categoria de Novo Produto distingue uma válvula cardíaca fabricada em tecido. Foi desenvolvida por um consórcio alemão, que integra a Universidade Técnica de Dresden e o Centro Cardiovascular da Universidade de Wurzburg, em parceria com fabricantes de produtos médicos.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo e a nova válvula – fabricada sem recurso a pontos, colagem ou qualquer outra técnica de juntar peças – constitui um grande avanço na investigação biotêxtil aplicada à medicina, já que facilita a substituição de válvulas deficientes.

Ao vencer quatro dos nove prémios de inovação atribuídos pela Techtextil (um deles em parceria com a francesa TotalEnergies), a Alemanha é o país em destaque. Portugal, Bélgica, Itália, Suécia e França arrecadaram um prémio cada.

Uma nova fibra de celulose produzida a partir de resíduos de cânhamo deu aos franceses da RBX Création o prémio na categoria Novo Material, enquanto que o consórcio alemão FiberCoat/Deutsche Basalt recebe o prémio referente a Nova Tecnologia com o desenvolvimento de uma fibra de basalto revestida a alumínio, que permite o fabricar revestimentos de parede em alumínio (muito usados em hospitais).

Partilhar