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O CEO da Natura, Fábio Barbosa, identificou a redução da dimensão do grupo – dono da Aesop e da Avon, entre outros ativos – como essencial para a diminuição de prejuízos e, nesse contexto, está a venda de algumas das marcas, nomeadamente a rede The Body Shop.
A gigante brasileira liderada por Fábio Barbosa desde junho passado, tem também em aberto a opção da entrada de um fundo privado no capital – o que, de qualquer modo, não impedirá a venda de ativos mais problemáticos.
A Natura “está a redesenhar a sua estrutura para ser uma empresa mais leve e eficiente”, declarou, citado pelo jornal britânico The Sunday Times.
No segundo trimestre do ano, a empresa brasileira reduziu as vendas em 8,6%, para os 1.676,3 milhões de euros – muito à custa da queda de quase 12% no volume de negócios da The Body Shop, que não foi além dos 175,1 milhões de euros, sendo uma das duas únicas marcas da Natura que a reduziram a faturação no trimestre. Além disso, os prejuízo no período em análise: 147,7 milhões de euros. “Os resultados do segundo trimestre refletem o ambiente difícil em que estamos a operar”, disse Fábio Barbosa.
Fundada em Inglaterra em 1976 por Anita Roddick, a The Body Shop foi vendida à L’Oréal em 2006 e adquirida pela Natura em 2017. A rede é agora liderada por Maddie Smith e opera quase três mil pontos de venda numa escala internacional. Em Portugal, a rede The Body Shop tem 32 lojas.