T
O grupo brasileiro Natura, dono das marcas Natura, The Body Shop, Avon e Aesop entre outras, fechou o primeiro trimestre de 2021 com um volume de negócios de 9.455 milhões de reais (1.496 milhões de euros), mais 26% que no mesmo período do ano passado, e reduziu os prejuízos em 81%, para os 156,6 milhões de reais (24,3 milhões de euros), face aos 825 milhões de reais do primeiro trimestre de 2020.
O crescimento de dois dígitos do grupo de cosméticos brasileiro fica em grande parte a dever-se ao forte aumento do negócio digital: as vendas online subiram 166% de janeiro a março de 2021. A Natura disparou as suas vendas do ecommerce em 253%, enquanto o crescimento da Avon foi de 132% e o da Aesop de 102%, enquanto a The Body Shop cresceu 119%.
Por mercado, as vendas da Natura na América Latina aumentaram 29,6%, com um crescimento de 12,6% no Brasil e 60,4% no resto do continente, ainda graças ao canal online. A Avon, por sua vez, cresceu 20%, embora tenha caído 2,8% no Brasil, devido à implantação de um novo modelo de negócios.
No resto do mundo, as vendas do grupo cresceram 11,4%, principalmente devido ao aumento no Reino Unido, onde a marca Avon já é a terceira do segmento dos cosméticos. A região Ásia-Pacífico, liderada pelas Filipinas, também ajudou a consolidar os bons resultados globais.
Por marcas, a The Boby Shop que representa mais de metade do volume de negócios total do grupo, tendo crescido 47,7%, para os 319,7 milhões de reais (49 milhões de euros), impulsionada sobretudo pelos bons resultados nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A Aesop aumentou as vendas em 71,9%, para 250 milhões de reais (39 milhões de euros) graças ao bom comportamento da marca em todos os mercados, mas especialmente na Ásia, (Japão e Malásia).