23 Março 2018
Equipamentos

Raposo Antunes

Mtex revoluciona máquinas de impressão digital têxtil

Já anda aí um novo dragão. Neste caso é vermelho e é mesmo real. Tem um objectivo: conquistar o mercado da ITV através do revolucionário processo que utiliza na impressão digital de tecidos e malhas. Não é, portanto, um animal imaginário, mas sim uma máquina. Quem a fez foi a empresa portuguesa Mtex do grupo New Solution Engineering, sediado em Famalicão.

A Dragon foi apresentada na semana passada no show-room da Mtex a um círculo restrito de clientes (20 empresas de 15 países) e de distribuidores que a empresa dispõe em todo o mundo para acompanhar a instalação desta máquina de impressão digital têxtil. Nessa sessão, de resto, houve já pré-reservas de venda da Dragon.

A sessão oficial de lançamento deste novo dragão para a ITV está marcada para 15 de Maio durante a FESPA, a maior feira mundial de máquinas de impressão digital e têxtil, que se realiza em Berlim.

O T Jornal desvenda aqui o que viu precisamente nesse show-room da Mtex. A Dragon é uma máquina de sublimação com transfer para calandra que faz impressão digital de tecidos e malhas a uma velocidade superior a 500 metros por hora de impressão. Além da velocidade, também a qualidade de impressão é revolucionária.

A Dragon foi concebida pela equipa de engenheiros portugueses da New Solution Engineering e é fabricada na Mtex. A New Solution Engineering sempre teve na Mtex a sua jóia da coroa, já que este segmento têxtil representou mais de 50% em termos de facturação.

Caracterizada pela verticalidade de todo o seu processo de produção, a New Solution Engineering fez também um investimento de oito milhões de euros.

O ano de 2017 foi o do stop and go para a Mtex, já que foi um ano dedicado à criação deste novo dragão que será exibido oficialmente na FESPA que decorre em Maio, em Berlim.

Mas além da Dragon, a Mtex está também preparada para desenvolver outras máquinas de impressão digital têxtil, utilizando a mesma tecnologia da Dragon, em função das necessidades de cada cliente.

Com as suas máquinas de impressão digital para têxtil, A Mtex teve em 2016 um volume de negócios de 16 milhões de euros. As expectativas para 2018 é atingir os 22 milhões, o que representará mais de 50% da facturação da New Solution Engineering.

O grupo tem actualmente 110 trabalhadores, entre os quais 22 engenheiros, a chamada equipa de protótipos e tecnologia. A Mtex está sobretudo centrada na exportação, dispondo de distribuidores nos cinco cantos do mundo, que acompanham todo o processo de instalação das máquinas de impressão digital têxtil. De resto, esses mesmos distribuidores existentes no estrangeiro fazem toda a formação nas instalações do grupo em Famalicão.

Partilhar