28 janeiro 21
Inovação

T

MTEX NS CITEVE e Católica juntam-se no combate ao vírus

A MTEX NS, em conjunto com o CITEVE e Universidade Católica Portuguesa, apresenta esta sexta-feira o consórcio português relativo ao projeto PHYS – tecnologia certificada quanto à inativação do SARS-CoV-2, Made in Famalicão, que esteriliza roupa e objetos. A novidade é dada a conhecer no CITEVE, a partir das 10h de amanhã.

Uma nota hoje divulgada pelo CITEVE dá conta que se iniciam agora os trabalhos que vão permitir consolidar a investigação científica relativa à eficácia do PHYS, já certificado em Espanha, quanto à inativação de duas variantes de SARS-CoV-2.

Procura-se avaliar, via CITEVE, se o processo PHYS desgasta ou não tecidos e se sim, em que valores/condições. Será ainda analisada a hipótese de o PHYS ser, ou não, igualmente eficaz não só relativamente à inativação de mais variantes de SARS-CoV-2 bem como de uma listagem mais alargada de organismos já correntemente identificados como danosos para a saúde pública, nomeadamente bactérias hospitalares multirresistentes, ficando esta extensão da investigação a cargo da Universidade Católica Portuguesa.

O novo equipamento tinha sido já anunciado pela MTEX NS no início de Dezembro. Uma máquina inovadora que administra, em pequenas concentrações, gás de ozono, num ambiente controlado e seguro, capaz de esterilizar vestuário, calçado e outros objetos em apenas vinte minutos, e que desde então está instalado na Academia do Futebol Clube de Famalicão.

Além do CEO da MTEX NS, Elói Ferreira, a apresentação de amanhã conta com a presença do Diretor Geral do CITEVE, Braz Costa e remotamente a investigadora Paula Teixeira, em representação da Universidade Católica Portuguesa, tal como o Presidente da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, Paulo Cunha. Esta cerimónia irá também contar com a participação remota do investigador espanhol, Juan José Badiola, conhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido no âmbito das encefalopatias espongiformes bovinas – “doença das vacas loucas” e responsável laboratorial pela investigação científica levada a cabo em Espanha relativamente à tecnologia PHYS.

Partilhar