26 novembro 18
Consumo

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Moody’s alerta para as consequências da Black Friday

A agência de rating Moody’s não conseguiu ficar indiferente ao verdadeiro frenesim que toma conta do comércio em iniciativas como a Black Friday e a Ciber Monday e admite ter muitas reservas em relação às consequências que a iniciativa promocional pode ter para a tesouraria e a reputação das empresas.

Em comunicado, David Beadle, consultor sénior da Moody’s, confirma que a redução das margens com vista ao Black Friday “raramente” é positiva para as empresas, servindo em numerosos casos para baixar as notações da qualidade da dívida.

A Moody’s chega mesmo a deixar uma pista ‘inteligente’ para as empresas abordarem a Black Friday: isolarem produtos específicos para a iniciativa, protegendo margens e impedindo a erosão dos lucros.

“Os comerciantes inteligentes que escolheram participar fazem isso com uma estratégia cuidadosamente pensada, incluindo vendas específicas para proteger as margens. Com o tempo, acreditamos que o evento será cada vez mais relacionado com equipamentos elétricos e que os consumidores perceberão que as verdadeiras ‘pechinchas’ são raras”, diz aquele responsável.

Os grandes grupos do retalho que não observarem algum comedimento com estas práticas ‘predatórias’ das margens ficaram assim ameaçados pela Moody’s de verem os ratings que seguram a capacidade de endividamento cortados pelas consultoras internacionais. E se as empresas pequenas não padecem de problemas de rating, o certo é que a erosão das margens proporcionada por estas campanhas agressivas pode colocar em causa a sobrevivência do negócio.

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