17 fevereiro 20
Formação

T

Modatex promove ação de formação para refugiados

No âmbito da parceria estabelecida entre a delegação da Covilhã do Modatex e a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, 12 refugiados iniciaram no passado dia 4 de fevereiro o curso de formação ‘Confeção Industrial’ na Dielmar.

A ação de formação, que tem a duração de 845 horas, é desenvolvida pelo Modatex nas instalações da Dielmar e tem como objetivo a qualificação profissional e consequente inserção profissional, procurando ir ao encontro das necessidades da empresa, possibilitando ao mesmo tempo a integração destes imigrantes no mercado de trabalho.

Este encaminhamento foi promovido pelo Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM), projeto promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco e executado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.

Este plano procura dar resposta aos problemas identificados na sequência do trabalho de proximidade com a comunidade refugiada, no sentido de colmatar as necessidades identificadas no Diagnóstico Social do Concelho de Castelo Branco e no Plano Estratégico para as Migrações 2015-2020. Neste sentido, o projeto assume como objetivo principal promover a integração no mercado de trabalho da imigração legal a residir no concelho de Castelo Branco, apelando à participação de vários parceiros locais e regionais.

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento é uma associação privada sem fins lucrativos que iniciou a sua atividade em 1998, tendo sido constituída para dar respostas integradas e geradoras de autonomia às necessidades identificadas pelos grupos mais vulneráveis, na sequência da identificação de vários problemas sociais e situações de risco existentes no concelho de Castelo Branco.

Partilhar