06 Janeiro 20
Formação

T

MODATEX prepara alunos para Campeonato das Profissões

Foi com o desafio de confecionar um vestido inspirado no famoso smoking de Yves Saint-Laurent que os formandos do MODATEX, na vertente de Tecnologias de Moda, enfrentaram a preparação para o Campeonato Nacional das Profissões. Os tecidos para o desafio foram fornecidos pela Riopele e pela Calvelex, parceiros da iniciativa.

“Há regras muito exigentes com que temos de competir do ponto de vista europeu e mundial e esta iniciativa que organizamos internamente funciona já como uma boa preparação, com condições muito próximas aquelas que temos de enfrentar em ambiente real”, explica José Manuel Castro, diretor deste centro de formação.

“Os nossos formandos têm vindo a arrecadar importantes distinções, o que vem uma vez mais comprovar a qualidade da formação do MODATEX. Em 2013, por exemplo, Rúben Damásio conquistou uma medalha de excelência no WorldSkills, em Leipizig, e, um ano depois, Ana Rita Gaspar e Joana Filipa Caetano arrecadaram a medalha de prata no EuroSkills, em Lille”, revela.

Foram ao todo 16 jovens, entre os 17 e os 19 anos, que participaram nesta edição, e para além das duas equipas do MODATEX Porto e três do MODATEX Lisboa, oriundas dos cursos de Design de Moda e de Modelação de Vestuário –, também as escolas espanholas IES Santa Ingracia e IES Leonardo da Vinci, com três equipas, cada uma constituída por dois formandos, se juntaram a este desafio, a convite da direção do MODATEX

Modatex Skills 960x560

A próxima edição do Campeonato Nacional das Profissões de Portugal terá lugar já em fevereiro , em Setúbal, e apurará os alunos que vão representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões – Euroskills 2020, em GRAZ, na Áustria.

Os Campeonatos das Profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas.

Os Campeonatos têm lugar de dois em dois anos e os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

Partilhar