16 julho 21
Formação

T

Modatex cria formação para Camisola Poveira

O Modatex vai promover formações e workshops para preservar e divulgar as técnicas de produção da camisola tradicional poveira.  É com esse objetivo que acaba de estabelecer um protocolo com a Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro.

“A produção da camisola poveira obedece a uma técnica artesanal que o Modatex pretende preservar e promover”, afirmam em comunicado ambas as instituições, sustentando que “a preservação desta técnica é essencialmente para a manutenção do fabrico deste ícone da Póvoa de Varzim e da história etnográfica de Portugal”.

Para tal serão administradas formações e workshops, o primeiro com início dia 20 de setembro, nas instalações do Modatex Porto, em horário pós-laboral. A ação formativa contempla, para além do aprofundamento dos conhecimentos históricos, a realização individual de uma camisola, com uma carga horária total de 125 horas. As inscrições já estão abertas.

A camisola poveira é feita em lã branca, de fio grosso, e decorada com ponto cruz. Conta com motivos bordados inspirados no escudo nacional, na coroa real e em objetos marítimos. Datada do século XIX, a camisola fazia parte do traje masculino e era considerada “uma peça de distinção no seio da comunidade piscatória”. Atualmente, é vista como um artigo de moda e já pisou diversas passerelles e feiras, espalhadas pelo mundo.

Partilhar