04 janeiro 2022
Formação

T

Modatex apoia projeto solidário no feminino em África

Várias almofadas e cerca de 100 kits básicos de auxílio na saúde materno-infantil foram confecionados pelas formandas das ações de Confeção de Peças de Vestuário e Modista do Modatex. O destino é a associação Jambi, que apoia as mães e a saúde materno-infantil em comunidades africanas.

A par da intervenção do Modatex e do trabalho das suas formandas, a ação contou também com o apoio da empresa Supercorte, que forneceu os tecidos, enquanto o enchimento das almofadas foi oferecido pela Gloop!

Nascida da vivência de Ana Lages no decorrer de um projeto de voluntariado, em 2018 e em 2019, na vila de Jambiani (Zanzibar, Tanzânia), a Jambi procura distribuir por África um kit básico de auxílio na saúde materno-infantil, contribuindo para a qualidade de vida das mulheres e dos seus bebés e para o desenvolvimento das comunidades locais.

Os kits são compostos por uma almofada de amamentação, um flyer informativo, um pequeno kit de costura e um molde em papel da almofada, para que esta tenha continuidade nas comunidades. Tudo isto é transportado numa bolsa que pode ser reutilizada para outros fins.

O projeto pretende deste modo capacitar e empoderar também as mulheres para o uso e confeção da sua almofada de amamentação, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua qualidade de vida, no período pré e pós natal, associado ao ensino básico da costura em caso de necessidade.

Os kits são enviados através de voluntários portugueses que se deslocam para África para organizações e associações de referência, tendo chegado já à Tanzânia, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Partilhar