08 julho 21
Formação

Cláudia Azevedo Lopes

Modatex: 10 anos sempre a pensar nos recomeços

O centro de formação Modatex assinalou no início deste mês de julho os seus 10 anos ao serviço da comunidade têxtil. Através das redes sociais, o seu diretor, José Manuel Castro, deixou uma mensagem onde salienta a importância de saber recomeçar e a capacidade de adaptação que a têxtil tem demonstrado nos momentos mais difíceis, como aquele que agora estamos a viver.

“No dia inaugural, uma frase que ficou e que foi referida por mim foi: a vida é uma sucessão de recomeços. E a verdade é que, passados 10 anos, estamos a recomeçar. Neste ano e meio fomos obrigados a adaptar-nos a situações novas para as quais não estávamos nada preparados: o teletrabalho, o ensino à distância, o susto com o fecho das unidades formativas… Mesmo assim, soubemos dar uma resposta absolutamente extraordinária”, afirma, satisfeito, o diretor.

Agora, num tempo que para José Manuel Castro se anuncia de alguma esperança, o diretor volta novamente a falar de recomeços para definir os planos do Modatex para os próximos anos, com um plano formativo adaptado às necessidades deste novo paradigma que estamos a viver.

“Queremos reconstruir o modelo organizacional do Modatex, propor uma nova estrutura ao nível da gestão das pessoas, propor um novo quadro de enquadramento das carreiras e a nível salarial, investir progressivamente na inovação… É uma corrida acelerada mas é que tem um bom ponto de partida: acreditar. Acreditar que podemos ainda dar mais de nós”, revela o diretor.

Um trabalho em estrita proximidade com os formandos e as empresas, baseada na proximidade e no estabelecimento daquele que José Manuel Castro classifica como a comunidade Modatex.

Partilhar