1 agosto 17
Exportação

T

Moda e agro-alimentar fazem pátria em Medellin e Bogotá

Uma delegação de mais de duas dezenas de empresas portuguesas da indústrias têxtil e agro-alimentar marcaram uma presença exuberante em Medellin e Bogotá, num conjunto extenso de acções destinadas a promover a cooperação e incrementar as exportações portuguesas para a Colômbia.

Tirar partido do reconhecimento amplo que a moda portuguesa beneficia na Colômbia, bem como da forte liberalização à importação de produtos agro-alimentares decretada pelo Governo de Bogotá,  foram os objectivos deste conjunto de ações promovidas pela AGAVI (Associação para a Promoção da Gastronomia,  Vinho, Produtos Regionais e Biodiversidade),  com o apoio da Associação Selectiva Moda, do AICEP e do Compete.  

Depois de uma mostra e degustação de produtos portugueses em Medellin, por ocasião da Colômbia Moda, a delegação portuguesa rumou a Bogotá para um primeiro encontro que reuniu ao pequeno almoço, uma tradição da cultura colombiana.

Cerca de 60 empresários portugueses e colombianos dos clusters da moda e do agro-alimentar degustaram um pequeno almoço feito de produtos portugueses, sob a batuta do chef Hélio Loureiro e tiveram ainda oportunidade, antes da sessão de negócios que se lhe seguiu, de assistirem aos desfiles de moda protagonizados por Katty Xiomara e a colombiana Bettina Spitz que passearam o seu talento e criatividade na passarela das magnificas instalações da Câmara de Comércio de Bogotá, parceira deste evento.

Mais tarde, no reputado restaurante Leo, o primeiro restaurante colombiano dos 50 melhores restaurantes da América do Sul, 60 convidados especiais apreciaram um menu degustação de produtos portugueses, elaborados por Hélio Loureiro e Laura Espinoza, verdadeiros ícones das cozinhas dos dois países. A harmonização foi integralmente feita com espumantes, vinhos de mesa e Portos de várias regiões do Pais, do Verde ao Douro e Porto, passando pela Bairrada, pelo Alentejo e pelo Ribatejo.

No dia seguinte, no magnifico restaurante o Galo, fruto do casamento de uma colombiana (Lina) e um português (Luis de Matos), foi o palco de um grande menu temático, superiormente dirigido pelo Chef Hélio Loureiro convidado especial da Casa Colombo Portuguesa onde se sedia a famosa Academia do Bacalhau.

Um menu com cheiro e sabor portugueses que reuniu importadores, agentes económicos e Comunicação Social, à volta de um delicioso e extenso menu, integralmente feito com o mais expressivo e icónico prato da cozinha portuguesa – o bacalhau!

“Fizemos Pátria” afirmou na sua intervenção o presidente da AGAVI, António de Souza-Cardoso, na ocasião da assinatura de um Protocolo de Cooperação com a Casa Colombo Portuguesa, no sentido de uma maior cooperação e estabelecimento de negócios entre os dois Países. Todos os eventos foram acompanhados pelo embaixador português, João Ribeiro de Almeida, e o delegado do AICEP, Paulo Borges.

As empresas de gastronomia e vinhos representadas em Bogotá, encantaram pelos seus produtos de elevada qualidade e deixaram caminho aberto para um crescimento assinalável de negócios neste sector.  Toda esta acção está integrada no projecto de internacionalização da AGAVI, realizado com o apoio do AICEP, do Compete e do Portugal 2020.

Partilhar