11 outubro
Moda

T

Moda africana a abrir 49ª edição do Portugal Fashion

A Alfândega do Porto recebe já partir desta terça-feira, dia 12 de outubro, a 49ª edição do Portugal Fashion. Estão programados para os cinco dias do evento mais de 30 desfiles, mesas redondas, várias conversas, showrooms e um brandup market.

No dia de arranque, destaque à novidade deste ano: a participação de designers africanos no calendário, com um total de oito desfiles. Às 14h00 desta terça-feira está prevista uma talk sobre moda em Portugal e África e às 18h00 uma apresentação de África feita pelo Creative Africa Nexus (CANEX), com o objetivo de dar a conhecer os designers e marcas ao tecido empresarial.

O segundo dia é dedicado aos jovens criadores – integrado no BLOOM três designers africanos apresentam as suas coleções: Anissa Aida (15h00), Doreen Mashika (17h00) e Mafi Mafi (21h00). No alinhamento consta também Vítor Dias (16h00), vencedor do concurso de Eco Design organizado pelo Famalicão Cidade Têxtil e no Bloom Upload (19h00) os emergentes Huarte, Rita IBS e Ahcor. Às 20h00 desfilam os vencedores do último BLOOM (Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado), o dia encerra com a apresentação de Ariev às 22h00.

Já na plataforma principal do Portugal Fashion, quinta-feira destaque para os desfiles de Inês Torcato (13h30) e da dupla Marques’Almeida (20h00). Os nomes sonantes da moda de autor nacional concentram-se no final da semana. Miguel Vieira, Estelita Mendonça, Sophia Kah, David Catalan, Luis Onofre são alguns dos nomes para sexta, dia 15.

As apresentações de Maria Gambina, Katty Xiomara e Alexandra Moura integram o line-up do último dia do certame de moda, juntamente com Carolina Sobral, Re(veste), Davii, Hugo Costa, Taibo Bacar, Alves/Gonçalves e algumas marcas portuguesas de calçado.

O retorno ao presencial é feito cautelosamente, sendo exigida a apresentação do certificado digital à entrada, avança a organização: “No caso de a pessoa não o ter, terá de apresentar um teste negativo certificado, com o máximo de 48 horas”. O controlo da lotação dos espaços e a medição da temperatura à entrada mantém-se, assim como o uso obrigatório de máscara.

Consulte o programa na integra:

Portugal fashion line-up 2021

Partilhar