05 maio 20
Indústria

T

Ministro destaca capacidade de exportação de máscaras

Confiante na força e dinâmica exportadora do sector têxtil, o ministro da Economia diz que as empresas estão a trabalhar para abastecer do mercado interno, mas também com o objetivo de exportação. “Já temos em Portugal uma capacidade de produção de máscaras superior a um milhão por dia e cada vez vamos começar a produzir mais máscaras reutilizáveis. As empresas portuguesas não só produzem para o mercado nacional como já começam a produzir também para exportação”, destaca o governante.

Procurando demonstrar que o uso da máscara faz agora parte do quotidiano das populações, Pedro Siza Vieira andou neste fim-de-semana à compra de máscaras numa superfície comercial de Lisboa. Citado pela agência Lusa, o ministro sublinhou que a indústria nacional mobilizou-se muito para aumentar a produção e já começou também a exportar.

“Como sabem Portugal é um grande produtor de produtos têxteis e de vestuário, vamos começar a exportar, porque este vai ser um produto que, nos próximos tempos, vai ser muito necessário na Europa, nos Estados Unidos, e não podemos estar dependentes apenas da China, que era tradicionalmente o grande produtor deste tipo de equipamentos”, sublinhou.

O ministro destacou ainda a mobilização da indústria para cumprir normas e especificações de qualidade e de segurança definidas pelo Infarmed, que passam no crivo da certificação do CITEVE.

“O mais importante para termos abundantemente estes equipamentos disponíveis a um preço acessível é aumentar o mais possível a produção”, disse, esclarecendo que estão previstos muitos canais de distribuição das máscaras para além das farmácias, como a distribuição alimentar, supermercados e máquinas de venda automática, para que estes bens estejam disponíveis como outros produtos de uso regular e comum.

Partilhar