26 maio 23
Comércio

Ana Rodrigues

Mercado online português vale 7.130 milhões em 2023

Ainda que apenas 16% das empresas em Portugal tenham um canal de vendas online, o mercado português do comércio eletrónico deverá valer 7.130 milhões de euros este ano e 9.300 milhões em 2025. As receitas de comércio online têm vindo a aumentar consistentemente desde 2017.

Esta tendência foi amplificada com o período de confinamento, que causou alterações nos hábitos de consumo da população portuguesa e o surgimento de novas lojas online. Embora se estime a valorização do crescimento online, segundo o estudo ‘E-Commerce & Last Mile 2023’ da Deloitte cedido à agência Lusa, a maioria das empresas em Portugal (62%) tem presença online, através de website ou redes sociais, mas apenas 16% tem ativo um canal de vendas online.

Para as empresas que utilizam as ferramentas digitais, o peso estimado das vendas através destas plataformas é de 23%, sendo os sectores do vestuário e moda, eletrónica e beleza, higiene pessoal e domésticas, as categorias com maior volume de compras online em 2022.

O relatório conclui ainda que 64% dos inquiridos têm intenção de voltar a realizar compras online no futuro e 71% escolheria esta opção alternativa a uma deslocação à loja física. Conveniência, disponibilidade e variedade de produtos são as mais-valias destacadas.

Entre os utilizadores de internet portugueses, mais de metade (53,4%) refere ter efetuado compras online no último ano, o que representa um aumento de seis pontos percentuais em relação ao período pré-pandémico, sendo previsível que aumente para 58,6% em 2025.

A proteção e privacidade dos dados pessoais é um fator importante para os consumidores online, tendo 79% afirmado sentir que as suas informações pessoais estavam bem protegidas, sendo que 83% considera a experiência de compra tão importante como a qualidade dos produtos, 69% acredita que uma boa experiência aumenta as expectativas em relação a outras marcas e 59% está disposto a pagar mais por uma boa experiência de compra.

Mais ainda, 98% dos clientes afirma ser mais provável voltar a comprar numa loja online em que teve uma boa experiência de devolução e 86% consulta a política de devoluções antes de efetuar uma compra. A rapidez das entregas, a disponibilização de informação sobre estas em tempo real e a simplicidade dos processos de devolução são também consideradas essenciais.

O estudo foi realizado pela Deloitte em parceria com a Associação Portuguesa de Logística (APLOG), tendo por base uma amostra de 186 empresas com loja online e operação em Portugal (74% das quais têm também loja física) e 555 respostas recolhidas junto de consumidores.

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