09 março 22
Moda

T

Mercado de segunda mão cresce em França

Quase um em cada dois franceses (45%) adquiriu o hábito de comprar produtos em segunda mão, um mercado com grande crescimento após a crise sanitária. O movimento espalhou-se por todas as categorias da população, mas com forte incidência nos grupos mais jovens.

A conclusão resulta do Sofinscope, o Barómetro da OpinionWay da Sofinco, indicando que 83% dos jovens de 18 a 24 anos compram em segunda mão, privilegiando os locais de venda físicos (72%), como feiras de rua e vendas de garagem, em detrimento de sites especializados como Backmarket, Vinted ou Leboncoin.

Para 64% dos franceses, comprar em segunda é mesmo mais que uma forma de economizar ou adquirir produtos a que consegue comprar novos. Além do ganho financeiro pesa sobretudo a componente ecológica. Um em cada dois franceses (51%) destaca a preservação do meio ambiente mas muitos deles (57%) têm dúvidas sobre a honestidade dos vendedores e receiam ser enganados.

Para este ano, um quarto dos franceses pretende aumentar o consumo de produtos em segunda mão, enquanto 63% projetam mantê-lo no mesmo nível, o que leva a concluir que o negócio em segunda mão veio para ficar.

Partilhar