14 julho 2022
Moda

T

Mercado de Braga vira palco de Moda

Hoje é o dia em que os vendedores viram modelos, os peixes, frutas e legumes têm concorrência da moda e do estilo. A rotina mudou já nos últimos dias com as provas e testes para o desfile que tem lugar esta tarde, onde os modelos são aqueles que no dia-a-dia fazem funcionar o Mercado. É o Moda (IN)sustentável, uma iniciativa que une a plataforma Passeio, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e o Departamento de Engenharia Têxtil, da Universidade do Minho, e o Município de Braga.

O evento visa sensibilizar para a moda sustentável, divulgar marcas e práticas na área, desconstruir narrativas na moda, incentivar novos estilos de vida, renovar os usos do mercado e afirmar pequenos produtores locais. O mote é a criação e produção de moda sustentável, um tema que durante a manhã juntou criativos especialistas e académicos numa roda de conversa. Da parte da tarde, os vendedores assumem todo o protagonismo. São eles os modelos que vão desfilar criações dos alunos de Design de Comunicação de Moda da UMinho, assim como de várias marcas sustentáveis já estabelecidas.

Há também uma exposição de moda sustentável, que apresenta coordenados das marcas Ablesia, Kozii, Rico Bracco, Daterra Project, Elementum, Wetheknot e Rosa Chock, entre outras, além de peças de alunos da UMinho.

Partilhar