20 julho 20
Indústria

T

Máscaras portuguesas ajudam a respirar na Cimeira Europeia

Foi a prenda que António Costa decidiu levar para Bruxelas em dia de aniversário para entregar aos seus colegas europeus. Um kit com 16 máscaras fabricadas em Portugal, uma escolha do CITEVE baseada em critérios como a respirabilidade e a retenção de partículas que, pelos vistos, terão sido bem úteis para ajudar à respiração numa cimeira de ambiente pesado e que ainda prossegue nesta segunda-feira. RDD Textiles, Tetribérica, António Manuel de Sousa, Wise Box da Gio Rodrigues, Temasa e Color For Tex foram as empresas que produziram a máscaras, entregues numa caixa da Sedacor.

A encomenda veio directamente do gabinete do primeiro-ministro, que contactou o CITEVE para avaliar da possibilidade de concretização da prenda. Num tempo recorde de três dias foi criado um kit e 16 máscaras para cada das 29 delegações da Cimeira Europeia, com máscaras personalizadas para cada um dos líderes europeus e ainda um conjunto de outras para os restantes membros de cada delegação com as bandeiras dos respectivos países.

Todas foram entregues numa caixa de cortiça especificamente fabricada pela Sedacor, assim destacando o conceito geral de sustentabilidade que é também a imagem de marca do têxtil made in Portugal, com o explicou ao jornal ECO, Cristina Castro, do CITEVE.

Cada um dos 29 líderes europeia recebeu uma máscara personalizada de casa um dos seis fabricantes portugueses. A caixa que António Costa entregou a cada uma das delegações incluía ainda um conjunto de mais dez máscaras brancas com a bandeira de cada país para respetiva comitiva europeia.

Fabricadas na António Manuel de Sousa, as máscaras de Gio Rodrigues apresentam um padrão azul e verde e são unissexo, enquanto as máscaras brancas personalizadas com o nome e a bandeira de cada chefe de Estado e de Governo foram produzidas pela RDD Textiles e pela têxtil Tetribérica. A máscara branca de pregas, produzida pela têxtil RDD é a usada habitualmente pelo primeiro-ministro António Costa, noutras cimeiras europeias, indica ainda o ECO.

Os conjuntos incluíram ainda máscara com motivos alusivos ao galo de Barcelos, fabricadas pela Color For Tex, um modelo a imitar ganga concebido pela Temasa – Têxtil do Marco SA, e uma outra com riscas amarelas, azuis, vermelhas e verdes que é alusiva à ilha da Madeira e fabricada pela marca própria da empresa António Manuel de Sousa.

image

Partilhar