30 novembro 21
Empresas

T

Marta Ortega substitui Pablo Isla na liderança da Inditex

O grupo galego Inditex acaba de reorganizar a sua estrutura de gestão e volta a colocar um Ortega na liderança. Desta vez é Marta Ortega, a filha do fundador (ambos na imagem), que substitui Pablo Isla, o gestor de topo dos últimos anos, tido como pai da modernização do grupo e considerado um dos melhores gestores de Espanha.

No comunicado em que dá conta da mudança, a Inditex afirma que o conselho de administração conclui assim o processo de transição geracional que começou em 2011 com a substituição do fundador Amancio Ortega na presidência do grupo. As nomeações serão submetidas à ratificação na próxima assembleia geral de acionistas.

Depois de um ano em que a figura de Marta Ortega ganhou notoriedade pública, o grupo anunciou a sua nomeação como presidente da estrutura de gestão. Da mesma forma, Óscar García Maceiras, até agora secretário-geral e do conselho, foi nomeado CEO da Inditex. A presidência de Marta Ortega entrará em vigor no próximo dia 1 de abril, enquanto a nomeação de García Maceiras tem efeito imediato.

Estas duas nomeações impuseram a saída de Pablo Isla, que dirige a empresa há 17 anos, primeiro como vice-presidente e CEO desde 2005 e, a partir de 2011, como presidente. Pablo Isla disse, citado pelo comunicado do grupo, que “tornar esta transição uma realidade é o culminar do meu compromisso com a Inditex e com Amancio Ortega”.

O até agora CEO, Carlos Crespo, também deixa o cargo. O executivo, CEO desde 2019, foi nomeado diretor-geral de Operações, Transformação Sustentável e Digital da Inditex.

No âmbito destas movimentações, José Arnau Sierra continua a ser vice-presidente do conselho de administração, enquanto Javier Monteoliva, diretor Jurídico e vice-secretário do conselho de administração até ao momento, foi nomeado secretário-geral e secretário do conselho.

Passam também a fazer parte do conselho de administração Pablo del Bado (diretor de Pull & Bear), Miguel Díaz Miranda (diretor financeiro e de operações da Zara), Ignacio Fernández (diretor geral de finanças da Inditex), Javier García Torralbo (diretor geral de comércio eletrónico da Zara), Begoña Lopez-Cano (diretora geral de recursos humanos da Inditex), Beatriz Padín (diretora da Zara), Jorge Pérez Marcote (CEO da Massimo Dutti), e Óscar Pérez Marcote (CEO da Zara).

Partilhar