25 novembro 19
Imprensa

T

Márcia Nazareth volta a surpreender

Depois de ter sido pioneira com peças de roupa concebidas em tecido coberto integralmente pela impressão de fotografias temáticas, Márcia Nazareth volta a surpreender: desta vez, decidiu criar camisolas reversíveis e confecionadas a partir de tecidos fora de uso mas de “excelente qualidade”, armazenados nas fábricas têxteis.

É desta forma que o jornal ‘Dinheiro Vivo’ destaca o negócio da designer Márcia Nazareth, dona da marca Nazareth Collection – que é mais uma maneira de contornar a pegada ecológica do setor têxtil e aproximar a produção da economia circular com aquilo a que chamou a ‘Shirt-T’.

Apesar de continuar a produzir as peças ‘fotográficas’ – ainda à venda em lojas como a de Serralves e a da Casa da Música, e online –, a empresária fez neste verão uma “pausa no que até aqui fazia”, porque “não queria contribuir mais para o consumismo que caracteriza o sector do vestuário”, refere a reportagem do jornal da Controlinvest.

Márcia Nazareth já tinha pensado em criar uma camisola reversível, à semelhança de alguns casacos, para que o cliente comprasse o «dois em um’. “De um lado tem uma cor, do outro, outra cor ou outro padrão. São dois estilos numa só peça”, refere. O primeiro objetivo é “reduzir o consumo” e depois a “redução da pegada ecológica”, mas “mantendo um look atual e em linha com as tendências visuais da estação”.

Márcia encontrou na Pedrosa & Rodrigues o parceiro certo para concretizar a coleção, não só do ponto de vista técnico, como se deu a possibilidade de poder adquirir, “por um preço justo”, os tecidos que estavam no ‘dead stock’. “Além desta tomada de consciência pessoal do que é ou deve ser a moda hoje em dia, não houve necessidade de se produzir mais matéria prima, poupando água, energia ou os demais recursos da indústria – e estou a confecionar a partir de stocks não utilizados de uma das grandes indústrias do norte”, conclui a reportagem do Dinheiro Vivo.

Partilhar