15 março 21
Inovação

T

Mais nove maravilhas para os prémios de inovação têxtil

São os últimos seleccionados para a atribuição dos iTecStyle Awards 2021, os prémios que todos os anos destacam a inovação e criatividade que distinguem o made in Portugal como vanguarda da criação no sistema têxtil/moda internacional. A Sampaio, Joaps, LMA, Damel, Fitecom, P&R Têxteis, Envicorte, Lipaco e Louropel, completam agora a lista de 22 finalistas para os prémios de 2021 promovidos por iniciativa conjunta do CITEVE e Associação Selectiva Moda.

A selecção é feita de entre todas as candidaturas apresentadas aos showcases de inovação que todos os anos são apresentados nas duas edições do salão MODTISSIMO nas categorias de tecidos, produto acabado e acessórios. Na edição de setembro tinham já sido apurados os 13 primeiros finalistas – incluindo a categoria sustentabilidade, no âmbito dos Green Circle Showcase – aos quais o júri junta agora as últimas nove maravilhas da inovação, seleccionadas no salão online que decorreu entre quarta e sexta-feira últimas.

No anúncio dos novos selecionados, o director-geral do CITEVE, Braz Costa, destacou o facto de este ter sido a edição que teve o maior número de candidaturas de sempre, num total de 92, apresentadas por 41 empresa, a provar  “a dinâmica do sector e a extraordinária capacidade de inovação nas nossas empresas”. Prova ainda, acrescentou, de que apesar das dificuldades e constrangimentos vividos impostos pela pandemia desde há um ano, “as empresas não estiveram paradas, continuando a produzir, a criar e a inovar”.

Eis as novas nove maravilhas da inovação candidatas aos iTechStyle Awards 2021

TECIDOS

  1. A. Sampaio & Filhos

Estrutura em malha com propriedades de proteção multi-risco e resistência à lavagem doméstica a 60ºC. Este material combina alta visibilidade (laranja) com todos os padrões de proteção essenciais para as indústrias de serviços públicos (atividades internas e externas).

A Sampaio

  1. JOAPS

Interlock performance lã super elástica e estruturada com características técnicas especiais para aplicação na área do desporto. Respirável, antibacteriana, secagem rápida, termorregulação, high stretch; proteção UV, alta resistência, absorção de humidade, resistência a odores, alto desempenho.

Joaps

3. LMA

Tecido de carbono Alitecno®, feito de carbono ativo e fibras têxteis de aplicação nas áreas de desporto, proteção pessoal, dispositivos médicos e cuidados de saúde. Melhor respirabilidade e termorregulação, absorção reduzida de energia estática e raios UV, repelência de bactérias e vírus e poluentes da poeira, redução dos níveis de ácido lático durante o treino de alta intensidade, melhorando a circulação sanguínea e promovendo uma oxigenação mais eficiente das células humanas.

LMA

PRODUTOS

1. Damel AGROTEXSYS – Vestuário multicamadas para proteção pessoal e desportos radicais. Desenvolvido para agricultores de Opuntia Ficus Indica (figos da Índia). Camada externa: macacão com resistência à perfuração e rasgamento, propriedades de fácil limpeza e manutenção, superfície escorregadia para evitar a adesão de glochídios. Camada interna: moletom e calças sem costura – tecnologia de mapeamento corporal, confortável, respirável, controle de umidade, regulação térmica, compressibilidade, ventilação localizada e aberturas específicas para necessidades fisiológicas. PPA pendente. Projeto TexBoost – Consórcio: Damel, Oldtrading, Lemar, CITEVE

Damel

2. Fitecom – Trench Coat com material bi-laminado que permite o uso de tecidos de lã em aplicações não convencionais, como roupas de lazer e roupas ativas para atividades ao ar livre. O bi-laminado com 2 tecidos diferentes é reversível e explora a estética e a funcionalidade de cada um. O poliéster Dacron Thermolite e o fator de cobertura inferior ao normal do tecido de lã permitem a termorregulação e os valores normais de rigidez de flexão e cisalhamento. Projeto TexBoost – Consórcio: Fitecom, Coltec, UBI, CITEVE

Fitecom

3. P&R Têxteis – SENSOR BUILT-IN SUIT é uma roupa sensorizada têxtil para otimizar o desempenho dos ciclistas. Com sensores biométricos e captura em tempo real de informações como dados biométricos, biomecânicos e movimentos do atleta.Projeto TexBoost – Consórcio: P&R Têxteis, LMA, CITEVE, INESC-TEC, FEUP, FADEUP / LABIOMEP, PLUX

P&R Têxteis

ACESSÓRIOS

1. Envicorte – Plissado com diamante aplicado na roupa.

Envicorte

2. Lipaco – Recyarn 2 – Fio de poliamida 99% reciclado, produzido a partir de resíduos do principal ciclo de produção da empresa.

Lipaco

3. Louropel – Radica – Botão de resina de bio poliéster e pó de poliéster reciclado e folheado de madeira e sêmola de trigo.

Louropel

 

 

Partilhar