03 julho 23
Empresas

Bebiana Rocha

Mais de 20 têxteis conquistam estatuto ‘Inovadora COTEC 2023’

Já é conhecida a lista de empresas Inovadora COTEC 2023, selo que tem como objetivo destacar a qualidade de liderança, gestão e desempenho das empresas nacionais. Como vem sendo hábito, entre elas estão várias empresas do sector têxtil. Mais de duas dezenas de têxteis constam da listagem dada a conhecer.

A. Fiúza, Acatel, António Salgado, Clothius, Felpinter, Filipe Marinho, Habidecor, Heliotêxtil, Impetus, Inovafil, JF Almeida, Lameirinho, Latino Confeções, Liconfe, Matias e Araújo, Mundotêxtil, NGS Malhas, P&R Têxteis, Rifer, Somani, TMG e Trivialtex são alguns dos nomes que ali se encontram.

“Das 1184 empresas candidatas a este estatuto, foram consideradas elegíveis 1121 e atribuídos 790 estatutos (taxa de sucesso de 67% das candidaturas apresentadas), um crescimento de 21% comparativamente ao número de estatutos atribuídos na edição do ano passado”, anuncia a COTEC em comunicado.

De referir ainda que 59% das empresas distinguidas pertencem à indústria transformadora, que integra a área dos têxteis e vestuário, e que o norte lidera a lista. “As empresas inovadoras são maioritariamente PME (93%) e localiza-se nos distritos do Porto (176 estatutos), Lisboa (143 estatutos), Aveiro (140 estatutos) e Braga (114 estatutos)”.

Sendo o sector têxtil um dos mais exportadores e inovadores, vale referir que as empresas Inovadora COTEC 2023 são responsáveis no total por exportações no valor de 7.3 mil milhões de euros e investiram 479 milhões de euros em atividades de investigação e desenvolvimento.

O comunicado divulga também o número de trabalhadores e o volume de negócios total: “As 790 empresas inovadoras da 3ª edição empregam um total de 96 126 trabalhadores e, em conjunto, obtiveram um volume de negócios de 14,4 mil milhões de euros em 2021”.

A lista completa pode ser consultada aqui.

Partilhar