Bebiana Rocha
A Universidade Lusófona está a organizar uma conferência internacional para debater a sustentabilidade nas suas diferentes vertentes e unir o meio empresarial e a academia, através de diferentes palestras e apresentação de trabalhos. A conferência terá lugar em Lisboa/Cascais de 3 a 5 de novembro, estando neste momento a decorrer a ‘Call for Papers’.
“A conferência contará com sessões plenárias diárias e períodos de sessões paralelas de apresentação de trabalhos, bem como sessões interativas de apresentação de projetos e trabalhos realizados pela indústria e espaços expositivos”, anuncia em comunicado a instituição de ensino responsável pela organização do evento.
Temas como sustentabilidade têxtil; tendências de comunicação de moda; moda e audiovisual para a sustentabilidade; moda, tradição e identidade e educação para a moda sustentável serão abordados ao longo de três dias em formato híbrido (online e físico).
Estão já alinhados alguns oradores nacionais e internacionais: Dilys Williams (UK – Centre for Sustainable Fashion at London College of Fashion), Giovanni Maria Conti (POLIMI), Irene Maldini (HVA-Amsterdam), Maria Tamames (ESNE – Madrid), Philip Fimmano (Polimoda – The trend Union), Sofia Pantouvaki (Aalto – Finlândia)Rita Almendra (FAUL), Ana Cristina Broega (UMinho), Fernando do Oliveira (IADE) e Rui Miguel (UBI), são alguns dos nomes avançados na página da conferência.
Até ao próximo dia 29 de agosto, os interessados em contribuir para o debate sobre a sustentabilidade da moda e do design podem fazer a sua proposta aqui.