03 fevereiro 21
Moda

António Moreira Gonçalves

Lusófona cria short courses com designers nacionais

É uma autêntica selecção de grandes nomes da moda portuguesa que a professora Alexandra Cruchinho reuniu para a primeira ronda de short courses em design de moda na Universidade Lusófona. Katty Xiomara, Júlio Torcato, Carlos Gil, Maria Gambina, Hugo Costa e Paulo Cravo são alguns dos designers que vão à sala de aulas ensinar um pouco do que sabem fazer melhor.

Com 21 anos de experiência no ensino da moda e do design na ESART, a professora catedrática Alexandra Cruchinho assume agora um novo projecto na Universidade Lusófona, inaugurando este ano um novo modelo de ensino. “Aquilo que fiz foi implementar na instituição um programa de short courses, ao jeito de algumas escolas internacionais, que chamam designers de renome ao meio académico”, explica.

Nesta 1.ª edição, que arranca em Maio, os cursos serão de 20 horas, em horário pós-laboral (às sextas-feiras ao final do dia e aos sábados).  Cada curso será leccionado por um nome da moda nacional, que apresentará um tema da sua especialidade, sendo que as formações são orientadas não só para profissionais do sector, mas também para qualquer pessoa com interesse pela moda ou vontade em entrar numa nova carreira.

A lista de professores conta com os designers Katty Xiomara, Luís Borges, Júlio Torcato, Carlos Gil, Inês Torcato, Susana Bettencourt, Hugo Costa, Luís Carvalho, Filipe Faísca,  Daniela ponto final, Catarina Rito, Luís Sanches (Story taylors), Paulo Cravo e Maria Gambina, entre outros profissionais do sector. “Cada curso é leccionado por um profissional do sector, com uma temática própria. Temos formações sobre produção de moda, produção de desfile, desenvolvimento de colecções, análise de colecções de moda, styling, streetwear, etc.”, explica Alexandra Cruchinho. A lista completa de cursos e formadores está já disponível no site da Lusófona.

Com este programa, a Universidade Lusófona visa reforçar a sua oferta nas áreas da moda e do design, chamando às salas de aulas alguns dos principais nomes das passerelles. “Esforçamo-nos também por ir buscar designers e profissionais não só de Lisboa mas também do Porto e de outras regiões, para que as pessoas tenham contactos com conceitos e estéticas distintas”, acrescenta a responsável pelo projecto.

Os cursos apenas arrancarão em Maio, sendo que devido à pandemia os formandos vão poder escolher entre o formato presencial e online. Os interessados poderão enviar as suas inscrições ou pedir mais informações através da página do programa.

Partilhar