23 janeiro 19
Têxteis lar

T

Lumatex investe dois milhões e muda de casa já em fevereiro

A Lumatex está a concluir um investimento global próximo dos dois milhões de euros na sua mudança para uma nova fábrica, que deverá materializar-se já em fevereiro.

As novas instalações –  que ficam na mesma freguesia de Polvoreira, em Guimarães – compreendem uma área de seis mil metros quadrados, ou seja o dobro das atuais, numa nave com 110 metros de comprimento.

“É evidente que haverá algum aumento de capacidade instalada, mas o que nos decidiu a mudar foi a necessidade de redefinirmos o lay out industrial e ajustarmos os processos produtivos”, explica António Leite, o CEO desta têxtil lar, acrescentando que uma mudança dá sempre muitas dores de cabeça: “Temos de ser muito cuidadosos quando estamos a transferir peças que pesam cinco toneladas!”.

A Lumatex fechou 2018 com um volume de negócios de 3,9 milhões de euros, um crescimento a dois dígitos sobre os 3,5 milhões de vendas no ano anterior. “Se 2019 for igual ao ano passado já ficamos contentes. Portugal está na moda, há um clima positivo, mas sinto que estamos no cume da montanha e se não houver um planalto não tarda começarmos a descer”, analisa António Leite. 

Fundada em 1970, a Lumatex fabrica colchas, almofadas e acessórios de cama em jacquard de várias composições, exportando a quase totalidade da sua produção.

“Temos vindo a diversificar para outras geografias, mas a nossa aposta essencial é no mercado europeu, onde conseguimos margens melhores que nos Estados Unidos que querem sempre grandes quantidades mas com margens que só se vêem ao microscópio”, conclui António Leite. 

Partilhar