23 Outubro 20
Moda

António Moreira Gonçalves

Jovens Criadores de Braga: Está aberta a votação

Arrancou esta quinta-feira a votação online para a edição deste ano do concurso Jovens Criadores de Braga. Dez jovens designers, de todo o distrito de Braga, desfilaram no fim-de-semana passado as suas interpretações do tema “Bracara Augusta” e, feito o escrutínio do júri, submetem-se agora à apreciação do público, através de uma votação remota, em aberto até ao dia 8 de Novembro. Os três primeiros classificados levam para casa prémios monetários no valor de 1500, 1000 e 500 euros.

Focado em promover a criatividade de uma nova geração de estilistas locais, o projecto Jovens Criadores, lançado pelo Município de Braga, abre este ano a decisão ao público. Depois do desfile do passado sábado ter sido reservado ao júri, por razões de segurança, esta é a resposta da organização para manter – e até alargar – o envolvimento da comunidade na iniciativa.

“Até acreditamos que vai ter uma audiência maior e mais diversificada, porque alguns dos candidatos vão partilhar a votação com a sua rede de contactos. Estamos a falar de público de Nova Iorque, Paris, etc, que desta vez vai poder participar na decisão dos Jovens Criadores”, salienta Eva Sousa, da organização do evento.

O concurso, que este ano se dedica ao tema “Bracara Augusta”, abrange também pela primeira vez candidatos doutros concelhos da região, contando entre os dez finalistas com designers não só de Braga mas também de Amarante e Guimarães, entre outras localidades.

A votação online foi aberta esta quinta-feira e prolonga-se até ao próximo dia 8 de Novembro. Os votos do público serão conjugados num regime 50/50 com a decisão do júri, composto por Manuel Serrão (Selectiva Moda), Sameiro Araújo (Câmara de Braga) e pelos designers Elsa Barreto e Pedro Neto. No final do concurso será atribuído um prémio de 1500 euros para o primeiro classificado, 1000 para o segundo lugar e 500 para o terceiro.

Partilhar