18 fevereiro 21
Inovação

T

JF Almeida lança felpos com secagem inteligente

Um robe, uns chinelos ou uma toalha de banho que, além de potenciarem a absorção de água e de humidade e uma secagem rápida, possuem a capacidade de aquecimento inteligente, de forma simples, rápida e eficaz, proporcionando bem-estar e conforto. Não é ficção: é a nova geração de produtos desenvolvidos na têxtil JF Alemida, em parceria com o CITEVE e o CeNTI – e estará disponível no mercado internacional dos têxteis-lar e hotelaria ainda este ano.

Na base da inovação dos novos produtos, aos quais se junta também uma toalha de mesa com aquecimento inteligente, está a integração nas estruturas de felpo (o tecido utilizado nos artigos), de fios condutores e sistemas de aquecimento e sensorização inteligentes e autónomos, de forma a que não interfiram negativamente com o utilizador, nem com as propriedades intrínsecas às novas estruturas de felpo, nomeadamente, flexibilidade, maleabilidade, leveza e toque.

Os produtos deverão chegar ao mercado no final do ano e, de acordo com os responsáveis do projeto, o foco é sobretudo internacional: o mercado-alvo será especialmente direcionado para estabelecimentos de hotelaria/spas e também para uso comum no lar, explorando nichos de mercado com elevado poder de compra.

Depois do desenvolvimento e apresentação dos protótipos – tapete, toalha, robe, chinelo e toalha de mesa – as entidades promotoras estão agora concentradas na divulgação dos produtos, das suas funcionalidades e benefícios para o mercado.

O projeto que deu lugar a esta gama inovadora (chamado iHEATEX) foi cofinanciando pelo COMPETE 2020, envolvendo um custo elegível de 692 mil euros e um apoio da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de cerca de 470 mil euros.

Partilhar