Ana Rodrigues
Foram conhecidos esta tarde, no MODTISSIMO, os finalistas de fevereiro de 2023 da próxima edição dos iTechStyle Awards, nas categorias acessórios, tecidos, sustentabilidade e produtos. Com várias dezenas de propostas, a inovação e sustentabilidade foram os critérios considerados para a seleção dos 19 finalistas.
Os finalistas escolhidos nesta edição do MODTISSIMO, juntam-se aos finalistas escolhidos na edição de setembro de 2022. Na categoria acessórios foram escolhidos o “Botão Can of Sofa” da Eurobotónia, o “Neckline Application” da Grácia Sofia, o “Transfer OLED” da Hugo Miranda e Bordados Oliveira, a “etiqueta Eco Recycle” da JOF Leather Labels e o “fecho Natulon Plus Reciclado” e o “fecho Magnet” da YKK.
Nos tecidos, “Jhemp” da Coelima by Mabera, “EA0140v40 B/2” da Riopele, “Sequoia” e “Technical Flannel E1179” da TMG Textiles, “68540 Second Chance” da A. Sampaio e “05558” da Inovafil, foram os escolhidos pelo júri.
O “Poncho I22OLED “ da Adalberto, o “Tapete HelpinTEX” da António Salgado, o “Wear2Heal” da Tintex Textiles, o “Coordenado” da Gulbena, o “Sistema de Vestuário de Proteção” da DIF Jacket, o “Stubborn Polo Shirt” da Olmac e o “Geocylinder” da Sicornete foram os produtos escolhidos para os iTechStyle Awards.
Os membros do júri – Fernando Pereira (departamento de Engenharia Química da FEUP), Hélder Carvalho (departamento de Engenharia Têxtil da UM), José Morgado (diretor de Engenharia e Tecnologia do CITEVE), Pedro Guimarães (Modatex), Carla Silva (departamento de Química e Biotecnologia do CITEVE) e José Gonçalves (Centi) – reuniram-se no dia de abertura do MODTISSIMO, nesta tarefa que não se mostrou nada fácil face à qualidade e diversidade das propostas candidatas.
Por fim, na categoria Sustentabilidade – em que os selecionados foram conhecidos em setembro de 2022 – os materiais finalistas pertencem às empresas Adalberto, Burel Factory & Louropel, JF Almeida, Têxteis Penedo e Tintex.