Bebiana Rocha
A International Textile Manufactures Federation, federação têxtil da qual a ATP faz parte, alargou o prazo de candidaturas aos ITMF Awards e desafia as empresas nacionais a participarem. Até dia 10 de maio as empresas, incluindo start-ups, interessadas podem submeter os seus projetos inovadores nas área da sustentabilidade e cooperação internacional. Os vencedores serão anunciados na ITMF & IAF Conference, que terá lugar no Uzbequistão dias 8 a 10 de setembro.
O objetivo passa por “reconhecer conquistas sustentáveis e inovadoras na indústria têxtil, com foco na inovação e no design”, assim como “reconhecer o progresso na área de colaboração internacional na indústria têxtil, de acordo com os valores dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, lê-se no site.
As empresas interessadas em participar devem na sua submissão incluiu um resumo do que foi alcançado com o projeto, nomeadamente a abordagem adotada, os objetivos definidos, metodologias adotadas e resultados esperados. Nos critérios de avaliação constam pontos como: proposta de valor da abordagem escolhida, impacto ambiental dos resultados obtidos e impacto socioeconómico e viabilidade económica. Mais informações disponíveis aqui.
Recorde-se que a ATP acolheu em uutubro de 2019, na cidade do Porto, a Convenção Anual da ITMF, o maior congresso têxtil à escala global. Do programa constaram intervenções de Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive; Mário Jorge Machado, Presidente da ATP; Nuno Melo, à data membro do parlamento europeu; Pedro Siza Vieira, que ocupava o cargo de Ministro da Economia e Alberto Paccanelli, presidente da Euratex,