08 fevereiro 23
Economia

Ana Rodrigues

Expectativas de negócios positivas para junho de 2023

Segundo os resultados do 18º Inquérito Global da Indústria Têxtil do International Textile Manufacturers Federation (ITMF), as expectativas dos negócios para junho de 2023 são inesperadamente positivas: a diminuição global dos preços da energia e o fim da política Covid-Zero na China explicam porquê.

Os resultados do 18º inquérito do ITMF confirmam que os pedidos diminuíram continuamente desde novembro de 2021 e que, em janeiro de 2023, esse indicador foi negativo em todas as regiões e sectores considerados, à exceção da América do Norte e Central e dos produtos de fibras. Este último viu os seus pedidos aumentarem, pela primeira vez, desde o verão passado.

A alta inflação e o aumento das taxas de juro são os principais travões na economia global e marcaram os inquéritos mais recentes da organização. E explicam um dos maiores problemas da cadeia de têxtil em 2023: os elevados stocks ao nível tanto da produção como do retalho. Foram resultado da abertura das economias após a crise do Covid, em que os consumidores dispararam o consumo e fizeram com que as marcas e retalhistas aumentassem os pedidos. A invasão russa da Ucrânia mudou tudo.

As empresas já tinham detetado que a inflação iria diminuir ainda mais as encomendas que chegam às empresas, pelo que as notícias veiculadas pela ITMF acabam por ser um bom ponto de partida para o segundo semestre de 2023 – antecipadamente apontado como positivo por vários empresários.

Partilhar