05 agosto 22
Formação

Bebiana Rocha

ISMAT organiza recolha de vestuário e tecidos para projeto de upcycling

No âmbito da recém criada licenciatura em Design e Produção de Moda e Têxtil, o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) está a organizar uma recolha de peças de vestuário e tecidos usados. O projeto chama-se ‘Upcycling – Transformar Velho em Novos Produtos’ e tem como principal objetivo permitir aos estudantes do primeiro ano do curso contactarem com diferentes materiais têxteis e aprenderem a identificar as suas tipologias e aplicações. Numa fase posterior, os produtos recolhidos serão usados para dar aso a novos produtos de design de moda.

A ação de recolha estende-se ao final do mês de setembro nas instalações da ISMAT, em Portimão, através de contentores próprios para o efeito. O instituto comunica ainda que as peças finais a serem desenvolvidas em outubro estarão em exposição na Conferência Internacional de Fashion Sustainability, que decorre nos dias 3 a 5 de novembro, em Cascais.

A licenciatura em Design e Produção de Moda e Têxtil assume-se particularmente interessante pela sua abordagem a uma subárea muito relevante para a região do Algarve: o design corporativo e têxtil-lar, pela sua ligação ao turismo e hotelaria. Também a componente sustentável, como comprova esta iniciativa de upcycling, e as tecnologias digitais estarão no centro desta nova oferta formativa, criada com vista a acompanhar a evolução da indústria nacional.

cartaz Transformar velho em Novos Produtos - Upcycling_ISMAT_22-01

Partilhar