T
A Zara encerrou nos últimos dias as cinco lojas que ainda mantinha na Venezuela, pondo assim fim à presença da Inditex naquele país. Desde 2018 que o grupo de moda espanhol já só distribuía apenas vestuário em saldo e de velhas colecções, tendo fechado também as lojas das marcas Bershka e Pull & Bear.
A notícia é da agência Lusa, que cita a revista venezuelana Producto descrevendo que na passada quinta-feira os gestores da Zara estiveram a retirar o logótipo – ou, em alguns casos, escondê-lo com panos brancos – que identificava a marca nas fachadas”.
Segundo a publicação, o grupo Inditex deu ordens para deixar de comercializar as suas marcas e tem vindo a desmantelar as lojas na Venezuela, onde chegou a ter 22 estabelecimentos, oito da Zara, cinco Pull&Bear e nove da Bershka, distribuídas pelas cidades de Caracas e Valência, e na ilha de Margarita. Desde 2004 que o regime venezuelano começou a acusar as lojas das marcas da Inditex de fraude fiscal, devido à atualização de preços que faziam para acompanhar as constantes desvalorizações da moeda local.