Cláudia Azevedo Lopes
Apostar na internacionalização sem descurar os clientes nacionais e investir na qualificação dos recursos humanos são as estratégias da Idepa para crescer em 2020. Presente já um pouco por toda a Europa e na América Latina, é sobretudo nos Estados Unidos da América onde quer aumentar vendas, uma aposta com a qual a empresa de S. João da Madeira está a contar para atingir o crescimento de dois dígitos apontados para este ano.
Especializada na produção de acessórios têxteis, a Idepa produz por ano mais de 68 milhões de etiquetas e 16 milhões de metros de fita elástica e tem como seus clientes grandes marcas internacionais. A estratégia de crescimento nos EUA não descura, no entanto, outros mercados e o objetivo passa também por conseguir angariar novos clientes e reforçar a internacionalização, como explica Nuno Almeida, coordenador de vendas da empresa, numa conversa durante a recente edição do MODtissimo.
“Os acessórios têxteis são cada vez mais importantes. Antigamente uma etiqueta não significava nada, era apenas um elemento sem valor nenhum que se fixava às roupas. Hoje em dia, a etiqueta é muitas vezes a identidade da marca e isso faz com que tenhamos de subir a parada. Por exemplo, as nossas etiquetas, elásticos e fitas são feitas de acordo com as tendências do que se está a usar nesse ano e mudam de coleção em coleção. Têm harmonia de cores, por exemplo. É isso que os novos consumidores estão a exigir”, explica.
Um contexto que tem plena tradução no ambiente que encontra no salão português. “Costumo dizer que o MODtissimo é onde se encontram mais clientes por metro quadrado. É a feira pródiga para se fazer novos contatos, novas abordagens, e para arranjar novos clientes. Há de tudo: designers, empresas, agentes, num ambiente friendly”, destaca Nuno Almeida.
“Este ano recebemos visitas de muitos Austríacos, o que foi novidade, e também de muitos espanhóis. Claro que ainda não podemos dizer com certezas se esses negócios se vão concretizar, mas estamos muito satisfeitos. Um dos nossos objetivos principais é arranjar novos clientes”, sublinha.
Neste momento, a empresa apresenta um equilíbrio entre o mercado interno e externo – produz em 50% para a exportação e em 50% para o mercado nacional – mas o objetivo é crescer para o exterior. “Lá fora temos mais hipóteses. O mercado é maior, existem mais marcas…”, discorre.
Etiquetas, fitas para tapa costuras e para acabamentos, e elásticos – usados numa vasta gama de produtos, como suspensórios, elásticos para boxers, streetwear ou no cós de calças – são a gama de produtos que a Idepa disponibiliza aos seus clientes. Peças que, segundo Nuno Almeida, cada vez são mais importantes e determinantes para o desenvolvimento e afirmação das marcas.
Fundada em 1965, a Idepa é uma empresa familiar que já vai na sua segunda geração. Dividida em duas unidades industriais – a principal, localizada em São João da Madeira, e outra em Vila Nova de Gaia, onde trabalham 10 pessoas –, a Idepa emprega 130 pessoas, que neste momento acompanham a empresa na estratégia de qualificação dos recursos humanos. “Estamos a modernizar e rejuvenescer a empresa, de forma a darmos ao mercado o que o mercado quer”, completa.