31 julho 17
Inovação

T

Heliotextil a caminho de ter duas patentes

Cruzar a eletrónica com os têxteis tradicionais é a receita da Heliotextil para o sucesso, que pode ser medido por ter em processo de registo duas patentes de tecnologias que desenvolveu internamente – diz o Expresso, na sua última edição, que dedica a página 19, do caderno Economia, à história e projetos desta empresa de S. João da Madeira que iniciou a sua vida, em 1964, a fabricar coisas tão triviais como fitas, elásticos e etiquetas.

Criatividade, flexibilidade e investimento em inovação são os três mandamentos da empresa, de acordo com o seu CEO, Miguel Pacheco, um dos dois responsáveis que falam neste artigo (o outro é David Macário, diretor de inovação) intitulado “Heliotextil já faz casacos que aquecem o corpo/empresa está a usar sensores e algoritmos para inovar nos têxteis”

“Muitas vezes nestas áreas tecnológicas, o cliente apresenta-nos projetos, ideias, não um produto. E é a versatilidade para integrar diferentes competências e fazer desenvolvimentos personalizados para diferentes segmentos, dos têxteis-lar à indústria automóvel, e ao vestuário de proteção que nos distinguem”, afirmou David Macário ao Expresso.

O casaco para trabalhar em câmaras frigoríficas (que tem uma banda de aquecimento com sensores para medir e regular a temperatura do corpo), as pulseiras com incorporação de tecnologia RFID e as luvas com capacidades de toque em ecrãs tácteis ( premiadas na ISPO) são três exemplos de produtos high tech made in Heliotextil dados no artigo do Expresso.

Pode ler o artigo na íntegra aqui.

Partilhar