28 junho 21
Indústria

T

Guimarães perpetua imagem de Albano Coelho Lima

A inauguração de um monumento de homenagem ao fundador da Coelima e a atribuição do nome de Albano Coelho Lima à futura Academia de Transformação Digital, são a forma de o município de Guimarães perpetuar a imagem do empresário.

Esta é uma homenagem em nome da comunidade ao fundador da Coelima, “um dos mais valorosos homens da sociedade vimaranense, um exemplo e uma referência, alguém que personificou os valores da humildade, trabalho e visão”, disse o presidente da câmara, Domingos Bragança, que inaugurou o monumento, em Selho S. Jorge, no âmbito das comemorações do ’24 de Junho de 1128 – Dia Um de Portugal’.

A nota da autarquia que dá conta a cerimónia dá ainda conta da proposta de atribuição do nome de Albano Martins Coelho Lima ao largo onde foi inaugurado este sábado o busto e monumento alusivo ao fundador da Coelima, e também da atribuição do seu nome à Academia de Transformação Digital, a que ficará na antiga Fábrica do Alto, em Pevidém.

“Foi um ícone da indústria e um visionário do seu tempo e que se mantém na atualidade, daí temos de fazer seguir estas marcas de referência e perpetuamos o nome de Albano Martins Coelho Lima”, disse ainda o Presidente da Câmara de Guimarães.

Presente na cerimónia, o filho do fundador da Coelima, Adelino Coelho Lima (na foto com o autarca), fez questão de lembrar antigos funcionários da empresa e também o papel da sua mãe no apoio e determinação que sempre acompanhou a visão de Albano Coelho Lima na constituição da empresa que chegou a empregar mais de três mil pessoas.

Partilhar