21 março 23
Inovação

Bebiana Rocha

Gracia Sofia cria acessório feito com painéis solares

O Atelier Gracia Sofia criou uma aplicação com flores luminosas feita a partir de desperdícios têxteis e painéis solares. “Este acessório pode ser usado por cima de um casaco e molda-se à peça e ao corpo de quem a usa. Podemos pôr a carregá-lo durante o dia e à noite usar num evento”, sugere a criadora Gracia Sofia, em declarações ao T Jornal. A parte eletrónica não se vê, mas é possível notar os painéis solares incorporados com tecidos e fios que sobram da produção do atelier. A bateria tem autonomia para oito horas e tem um interruptor por baixo do painel que permite desligar as luzes.

“Usamos uma organza fina para a luz sobressair, a ideia era criar uma peça da forma mais sustentável possível, tinhamos alguns tecidos que eram de bordados, recortamos as flores e juntamos com pontas de fios que sobram da produção”, explica Gracia Sofia.

A peça esteve em exposição ao público nos passados dias 15 e 16 de fevereiro, por ocasião do MODTISSIMO, no Fórum iTechStyle Showcase. “As pessoas adoraram a ideia, tenho já um cliente inglês interessado em aplicá-la em desfiles”, conta. “Colocamos no dia anterior a peça a carregar ao sol, para não danificar foi tapada uma parte, mas o resto esteve ao sol”, sublinha, comprovando que funciona mesmo.

Partilhar