26 novembro 21
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Google lança ferramenta de rastreabilidade têxtil

A gigante digital Google uniu-se à designer britânica Stella McCartney, ao programa Textile Exchange e à ONG WWF para desenvolver a ferramenta ‘Global Fiber Impact Explorer (GFIE)’, que tem como objetivo rastrear a sustentabilidade das matérias-primas usadas na produção da indústria da moda.

À criadora britânica juntaram-se outras marcas e grupos como a Adidas, H&M e VF Corporation, que em conjunto participaram no desenvolvimento da ferramenta da Google, que se destina a ajudar as empresas a conhecerem a proveniência das matérias-primas usadas e permitir uma tomada de decisão ecologicamente mais responsáveis.

Recordando que a indústria da moda “é um dos principais responsáveis pela crise climática e ambiental mundial” ao gerar cerca de 8% das emissões de gases com efeito de estufa, a Google quer aumentar a “visibilidade neste momento parcial ou nula” do impacto ambiental das matérias-primas que fornecem a indústria têxtil e da moda.

Nos últimos dois anos, a Google tem trabalhado no desenvolvimento da ferramenta “que dará às empresas todos os dados de que precisam para tomarem decisões mais bem informadas sobre os seus fornecimentos”.

A primeira versão do GFIE utiliza o motor do Google Earth e a rede Google Cloud para avaliar o risco ambiental de diferentes fibras com base em fatores como a poluição do ar, a biodiversidade, as emissões de gases, o impacto nas florestas e o consumo de água.

Segundo a empresa, a expectativa é que a ferramenta “identifique os riscos ambientais associados a mais de vinte tipos de fibras, entre fibras naturais, fibras de celulose e matérias sintéticas”.

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