29 junho 23
Formação

Bebiana Rocha

Fundão acolhe desfile das ‘Lérias: A arte das linhas’

Os resultados do projeto ‘Lérias: A arte das linhas’ serão apresentados no próximo dia 8 de julho num desfile na Póvoa da Atalaia, Fundão, aberto à comunidade. O evento tem como objetivo promover e difundir a técnica da renda das lérias que envolveu a Universidade Lusófona e o ISMAT.

Os estudantes das duas instituições vão participar no desfile com as suas peças. “A ideia deste desfile é tornar a moda inclusiva e levá-la até ao interior do país”, começa por dizer Alexandra Cruchinho. “Com este projeto demos oportunidade não só aos alunos de Lisboa de irem conhecer e aprender saberes ancestrais como demos oportunidade às pessoas mais idosas de terem uma participação ativa na sociedade. Esperamos com a iniciativa atribuir conteúdo à moda e ajudar os jovens a diferenciarem-se através de elementos que recolheram durante as ações”, prossegue a coordenadora do projeto e do desfile, em declaração ao T Jornal.

“Ao longo do último ano, realizaram-se dois ciclos de formação de 40h, para 20 senhoras da região e uma residência com 33 estudantes da Universidade Lusófona e do ISMAT para a transmissão deste conhecimento [renda das lérias]”, acrescenta a docente.

O projeto junta ainda Academia à Câmara Municipal do Fundão, que pretende alargar esta tradição a criativos de moda para aplicarem os motivos das rendas em estampagens e outros produtos, de forma a valorizar e manter o património daquela região.

Partilhar