15 setembro 21
Feiras

T

From Portugal à conquista dos países bálticos

O têxtil e moda portugueses vão estar em destaque a partir desta quinta-feira na 29ª edição da feira Baltic Fashion & Textile Vilnius, que decorre até 18 de setembro, no Centro de Congressos e Exposições da Lituânia Litexpo, em Vilnius. Um regresso ao contacto com os mercados dos países bálticos, que deixa boas perspetivas.

A Baltic Fashion & Textile Vilnius é a maior e a principal feira comercial internacional dos Estados Bálticos, abrangendo os seguintes setores de produtos: moda; têxteis, matérias-primas e interiores; máquinas tecnologias e logística; couro, calçado e artesanato. Lemar, Louropel, Katty Xiomara e o iTechStyle, o showcase de inovação têxtil da responsabilidade do CITEVE, embarcam com a comitiva From Portugal, numa embaixada lusa que se alarga à participação de outras marcas e empresas.

A feira é uma das mais concorridas daquela área da Europa, precisamente pela sua capacidade de disseminação em termos regionais: os países bálticos fazem a ponte entre os mercados russo e escandinavo, sendo por isso uma fonte de importantes encontros de negócios. Na última edição (2020), mais de 400 participantes de 22 países estiveram presentes – ao mesmo tempo que no último evento presencial (2019), a feira foi alvo de quase 10 mil visitas de 20 países diferentes.

A vanguarda do têxtil nacional está ainda representada pelas empresas Bulhosas, Coltec, Inovafil, Polopique, Ikk Portugal, e Somelos, contando o iTecStyle Showcase com amostras de mais de uma dezenas de empresas.

A participação das PME portuguesas na Baltic Textile and Leather enquadradas pelo From Portugal é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar