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São já mais de uma dezena os novos produtos da linha upcycling lançada pela FORteams LAB no âmbito do seu programa acelerador e sustentabilidade. É através do projeto LOOP que a empresa se propõe reciclar, reutilizar e dar nova vida aos materiais garantindo assim aos seus clientes a recuperação de tudo o que não for vendido na temporada. “O que não venderem nós recuperamos”, diz Pedro Santos, CEO da Empresa líder em merchandising desportivo que fornece os maiores clubes e seleções de todo o mundo.
São cachecóis, t-shirts, bonés ou outros artigos associados aos clubes que uma vez passada a temporada voltam à fábrica para dar origem a novos produtos. Como exemplo, aponta a nova linha de sweatshirts com cachecol incorporado que foi criada para clubes como Olympique de Lyon ou Hellas Verona, recorrendo à reciclagem de produtos de merchandising de épocas anteriores. A par disso, também uma nova linha upcycling, com bonés, gorros, t-shirts, pochetes, sacos de viagem ou para computadores, que resultam do aproveitamento dos produtos fora de temporada. “Temos solução para todos os dead stocks”, reforça Pedro Santos.
Esta é uma das vertentes do projeto LOOP, desenvolvido pelo Laboratório de Ideias e Inovação da FORteams com o objetivo de acelerar os processos no caminho para a sustentabilidade. Além da alteração da designação social – passou a FORteams LAB – passa também pelo aproveitamento e conversão dos resíduos da produção em nova matéria-prima e tem a ambição de atingir a neutralidade da pegada carbónica até 2030.
Líder no fabrico e fornecimento de merchandising têxtil para os maiores clubes e seleções de todo o mundo em várias modalidades, a FORteam Lab tem um plantel de cerca de 100 pessoas, capacidade instalada para fabricar até 12 mil peças por dia, e deverá fechar as contas de 2022 com uma faturação acima dos cinco milhões de euros.