02 janeiro 23
Upcycling

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FORteams LAB dá segunda vida aos dead stocks dos clientes

São já mais de uma dezena os novos produtos da linha upcycling lançada pela FORteams LAB no âmbito do seu programa acelerador e sustentabilidade. É através do projeto LOOP que a empresa se propõe reciclar, reutilizar e dar nova vida aos materiais garantindo assim aos seus clientes a recuperação de tudo o que não for vendido na temporada. “O que não venderem nós recuperamos”, diz Pedro Santos, CEO da Empresa líder em merchandising desportivo que fornece os maiores clubes e seleções de todo o mundo.

São cachecóis, t-shirts, bonés ou outros artigos associados aos clubes que uma vez passada a temporada voltam à fábrica para dar origem a novos produtos. Como exemplo, aponta a nova linha de sweatshirts com cachecol incorporado que foi criada para clubes como Olympique de Lyon ou Hellas Verona, recorrendo à reciclagem de produtos de merchandising de épocas anteriores. A par disso, também uma nova linha upcycling, com bonés, gorros, t-shirts, pochetes, sacos de viagem ou para computadores, que resultam do aproveitamento dos produtos fora de temporada. “Temos solução para todos os dead stocks”, reforça Pedro Santos.

Esta é uma das vertentes do projeto LOOP, desenvolvido pelo Laboratório de Ideias e Inovação da FORteams com o objetivo de acelerar os processos no caminho para a sustentabilidade. Além da alteração da designação social – passou a FORteams LAB – passa também pelo aproveitamento e conversão dos resíduos da produção em nova matéria-prima e tem a ambição de  atingir a neutralidade da pegada carbónica até 2030.

Líder no fabrico e fornecimento de merchandising têxtil para os maiores clubes e seleções de todo o mundo em várias modalidades, a FORteam Lab tem um plantel de cerca de 100 pessoas, capacidade instalada para fabricar até 12 mil peças por dia, e deverá fechar as contas de 2022 com uma faturação acima dos cinco milhões de euros.

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