15 maio 23
Empresas

Ana Rodrigues

Fontes renováveis asseguram 50% da energia da Riopele

As fontes de energia renováveis asseguram, em 2023 e pela primeira vez, mais de 50% da energia da Riopele. O compromisso da empresa para se tornar operacionalmente neutra em carbono até 2027 está mais próximo: a sua pegada de carbono recuou cerca de 12% em 2022 face ao ano anterior.

Para esse efeito, a instalação de um novo parque solar, com uma capacidade de produção de aproximadamente 6MW, será determinante. Estes resultados “representam um esforço combinado de todos os sectores da empresa que se comprometeram a que todas as operações da empresa tenham um impacto ambiental zero daqui a quatro anos”, explica José Alexandre Oliveira, presidente da Riopele, em comunicado.

O compromisso da empresa está alinhado com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” estabelecidos pela ONU e envolverá investimentos significativos na transição para fontes de energia renováveis, no desenvolvimento de novos produtos e nos processos para reduzir as emissões.

“Na Riopele, trabalhamos para eliminar a nossa pegada de carbono e para um futuro mais sustentável”, refere José Alexandre Oliveira. “As empresas têm um papel importante a desempenhar no combate às mudanças climáticas, e é por isso que estamos comprometidos em alcançar a nossa neutralidade de carbono o mais rapidamente possível, e sentimos que seria simbólico atingi-lo no ano do nosso centenário”, conclui.

A empresa quase centenária com sede em Vila Nova de Famalicão tem vindo a investir nos domínios da transição digital e sustentabilidade, no sentido de maximizar o impacto ambiental positivo e de criar uma modelo a ser seguido por outras empresas.

Partilhar