24 agosto 22
Feiras

Bebiana Rocha

Febratex abre com os olhos postos no ‘Made in Portugal’

Arrancou esta terça-feira, dia 23 de agosto, aquela que se espera ser uma das maiores edições da Febratex, um dos expoentes máximos do sector têxtil da América do Sul. As empresas ‘From Portugal’ já conquistaram a atenção dos visitantes no dia de abertura com as suas soluções inovadoras ligadas à digitalização e à sustentabilidade.

Entre elas está a Maso Studio, que apresenta em Blumenau “exemplos do potencial e vantagens da Normalização na Indústria Têxtil, incluindo soluções para o controlo e gestão de cor”. Sendo ainda cedo para prognósticos, os fundadores Manuel Ferreira e Tomás Soeiro acreditam que sairão da Febratex “fortalecidos de novos clientes e parceiros”. “Os bons negócios não conhecem fronteiras, estamos ansiosos para ao longo destes três dias partilhar ideias e experiências”, acrescentam. A empresa está localizada no recente StartUp Corner, criado pela organização. Igualmente otimista com a presença está a nacional sampLess, no novo espaço Febratex Connecta, juntamente com a FILC e Impulgest.

Os coordenados sustentáveis e a mostra de tecidos com composições e acabamentos diferenciadores apresentados nos fóruns iTechStyle Showcase e iTechstyle Green Circle, desenvolvidos em parceria com o CITEVE, também se mostraram movimentados desde a abertura, com vários visitantes a tirarem os QRCodes que acompanham as peças para obterem mais informações, não só sobre as peças mas também das empresas criadoras.

A participação das empresas portuguesas PME na Febratex é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar