25 fevereiro 19
20º aniversário

T

Fátima Lopes terá sempre Paris

São 20 anos consecutivos – consubstanciados em 40 desfiles – de enorme sucesso em Paris: Fátima Lopes estará na Embaixada de Portugal ao final da tarde desta terça-feira, dia 26 de fevereiro, para apresentar o seu 41º desfile e comemorar de forma única a sua presença na capital mundial da moda.

“Serão 41 coordenados que representarão os 41 desfiles que já organizei em Paris e será tudo em ambiente de festa”, refere Fátima Lopes ao T Jornal. O tema do desfile será Portugal – e a Embaixada não podia deixar de ser o lugar indicado: “ficaram muito agradados com a iniciativa e colaboraram em tudo”, afirma.

Dificilmente podia ser de outra forma: Fátima Lopes é a mais antiga e permanente representante da moda na cidade de Paris e a portugalidade nas suas mais diversas facetas será o âmago do desfile: “será sobre o Portugal moderno, mas também sobre a sua cultura, sobre a sua ancestralidade, sobre a sua língua; no fundo será um desfile sobre a essência de Portugal”.

As cores e as formas dos 41 coordenados serão o reflexo de Portugal em 41 soluções diferentes, com as quais Fátima Lopes quer “dizer sobre a calçada portuguesa, sobre as serras, o sol, tudo o que tem a ver com o nosso país”, revela. “Será um hino ao orgulho de ser português”, concluiu.

O percurso de Fátima Lopes, natural da ilha da Madeira, começou muito cedo, quando descobriu que não encontrava o que usar nas lojas do Funchal – o mais fácil seria desenhar a sua própria roupa. Em 1990 mudou-se para Lisboa com o objetivo de iniciar uma carreira no mundo da moda.

Ali abriu uma loja chamada ‘Versus’, onde vendia essencialmente roupa de criadores internacionais. Dois anos mais tarde, Fátima Lopes tomou a mais sábia das decisões: criou a sua própria marca e abriu a primeira loja com o seu. Em 1994 começou a apresentar as suas coleções em feiras de moda e passa a integrar o evento nacional ‘Portugal Fashion’. Em 1996 abre a sua primeira loja internacional, situada na cidade de Paris.

Em Março de 1999, depois do primeiro desfile em Paris, torna-se a primeira criadora portuguesa de moda a fazer parte da Paris Fashion Week, e a cidade passa a ser uma marca fundamental do seu percurso: em 2000 causa grande atenção ao desfilar com um biquini em ouro e diamantes avaliado em um milhão de dólares; em 2011 é convidada pela Fédération Francaise de la Couture para abrir oficialmente a Paris Fashion Week, o que sucede com o primeiro desfile na história do mais emblemático monumento francês, a Tour Eiffel; e em março de 2013 lança em Paris o seu primeiro perfume – o Be Mine.

Paris é a capital do mundo da moda e do champanhe, mas, no final do seu 41º desfile na cidade de todas as luzes, Fátima Lopes brindará com Vinho da Madeira.

Partilhar