27 outubro 22
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

‘Fashion & Sustainability’ debate sector têxtil e da moda

A primeira conferência internacional sobre sustentabilidade aplicada à moda organizada pela Universidade Lusófona, a ‘Fashion & Sustainability’, decorre de 3 a 5 de novembro em Lisboa e acolhe vários investigadores e players nacionais e internacionais para debaterem os temas de maior impacto numa área cada vez mais presente em todos os segmentos dos sectores associados.

Fashion Sustainability, Fashion Trends Communications, Fashion and Audiovisual for Sustainability, Fashion Tradition and Identity e Education for Fashion Sustainability são os temas propostos pela organização. “Este é um evento que se distingue porque não trata apenas a parte científica, os papers académicos. Abre portas aos projetos que acontecem na indústria e aborda a sustentabilidade nas suas várias vertentes: social, ambiental, económica e cultural”, diz Alexandra Cruchinho, professora na Universidade Lusófona e responsável pela apresentação da conferência.

“Na sessão de abertura vamos ter vários representantes de áreas que entendemos que se congregam na conferência: em representação da autarquia estará a vereadora Joana Balsemão; a representar a academia, José Gomes Pinto, da Universidade Lusófona; e em representação da Indústria, Manuel Serrão, da Associação Selectiva Moda”, acrescenta. Exemplos das sinergias entre a academia e a indústria são os parceiros da conferência: CITEVE, BeStitch, Adalberto, Tintex e RufoBrand.

No painel de oradores é possível encontrar, a par de nomes de referência nacional, investigadores de países como Reino Unido, Irlanda, Itália e Espanha: Dylis Williams, fundadora e diretora do Centre for Sustainable Fashion, da Universidade de Artes e Centro de Investigação Londres; Giovanni Conti, professor e investigador no Politécnico de Milão; Maria Tamames, professora e investigadora da ESNE Universidade Escola de Design, Inovação e Tecnologia de Madrid e Philip Fimmano, analista de tendências e consultor de design, co- fundador com Li Edelkoort da Talking Textiles, são alguns.

Ana Tavares do CITEVE; Paulo Gomes fundador do projeto de moda sustentável GreenCircle; Ana Paula Fernandes fundadora da empresa têxtil-lar BeStitch e da marca de roupa Rufobrand e a associação de projetos sustentáveis na moda Between Parallels, são outras intervenções previstas durante os três dias de Conferência.

O evento divide-se por cinco polos: Museu Casa das Histórias Paula Rego, Museu do Mar, Casa Sommer, Casa de Santa Maria em Cascais e Universidade Lusófona de Lisboa. Para além das palestras, mesas redondas e debates, a organização prepara também exposições, que estarão na Casa de Santa Maria.

As inscrições para a Conferência Internacional Fashion & Sustainability podem ser feitas aqui.

Partilhar