07 novembro 22
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Fashion & Sustainability com balanço muito positivo

A Conferência Internacional Fashion & Sustainability, organizada pela Universidade Lusófona, foi um verdadeiro sucesso. Durante três dias (3 a 5 de novembro) a capital recebeu acesos debates sobre sustentabilidade, unindo a academia e a indústria. Houve também espaço para exposições, apresentação de papers e muito networking.

“Fazemos um balanço muito positivo desta primeira edição, entramos com muita tranquilidade, foi um evento que de facto serviu para aproximar a indústria da academia e posso dizer que já saíram daqui novas ideias para projetos”, avança Alexandra Cruchinho, responsável pela organização.

Dentro da extensa programação, que contou com nomes de especialistas internacionais, destaque no segundo dia para as intervenções de Ana Tavares, do CITEVE, que se debruçou sobre o tema: ‘Bioeconomy at Textiles’. Já o terceiro dia de congresso ficou marcado por “uma forte presença da indústria nacional, que deu continuidade à apresentação e discussão sobre as soluções na moda e como construir produto sustentável”, avança a organização em comunicado.

A mesa redonda com o tema ‘Mutations conscious scenarios of leather design’, que aconteceu dia 5 de novembro, contou com a presença de alguns dos mais importantes players do sector: Green Circle, Adalberto, Tintex Textiles, Caramulo e também deu a conhecer projetos interessantes dentro da temática da circularidade e sustentabilidade, como por exemplo a Associação Between Parallels.

“Sábado de manhã tivemos um auditório cheio logo a partir das 09h30. Havia muito interesse por parte de todos os presentes. A ligação próxima que desejávamos com a indústria aconteceu. No sábado tivemos a indústria presente com um painel em força e no final os investigadores fizeram contactos com essas mesmas empresas”, conclui Alexandra Cruchinho.

Partilhar