Maria Monteiro
Segundo o Relatório de Tendências de Luxo Consciente de 2023 (Conscious Trends Report 2023) da Farfetch, em 2022 cerca de 27% dos clientes compraram pelo menos um produto ‘conscious’, um aumento de 16% face a 2021. As vendas conscientes cresceram 16 pontos percentuais mais rápido que as vendas gerais.
Segundo o relatório, a Farfetch concluiu que houve um aumento anual de 78% para termos de pesquisa relacionados com o termo ‘conscious’. ‘Linho’, ‘vegan’ e ‘orgânico’ foram os principais termos de pesquisa relacionados com a categoria. A taxa de conversão é 10% maior para produtos conscious no Farfetch Marketplace que em produtos não-conscious. Os Estados Unidos lideram em termos de origem o número de produtos conscious vendidos – o que acontece também na venda de produtos usados.
Com o relatório, fica ainda claro que os produtos usados estão a atrair e a reter consumidores de luxo: 34% dos entrevistados disseram que compraram um item usado ou vintage em 2022, um aumento de 20% quando comparado com 2021. E 78% dos clientes consideram a autenticidade certificada “extremamente importante” ou “muito importante” ao comprar produtos usados.
As iniciativas circulares, que prolongam a vida útil dos produtos de moda, continuam a crescer em popularidade, com quase metade dos clientes da Farfetch a participarem nas iniciativas de revenda. Em 2022, 28% dos clientes Second Life e 66% dos clientes Refresh eram novos na Farfetch, algo que comprova a eficácia destas iniciativas como ferramentas de aquisição de clientes.